quarta-feira, 19 de agosto de 2009
notícias
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
reflexões
O assunto é polémico. Por isso nos interessa. Mais um pretexto para inserir aqui a sua reflexão sobre esta matéria depois de ler o artigo de opinião do MST publicado no Expresso de 17 de Agosto: Let´s Face it
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
eventos
notícias
Notícia publicada no jornal Expresso, Actualidade, 4 de Agosto 2009.
Para reflectir ... e comentar.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
citações
... Proliferam confusões sobre o que é um trabalho de pesquisa original. Não é uma reflexão magna sobre o passado e o futuro do universo, nem é uma nova síntese da filosofia ocidental, de Parménides a Popper. É, habitualmente, uma investigação sobre um tema minúsculo e muito especializado, com conclusões modestas e com impacto reduzido. Mas exige muito trabalho original..."
(Passeio Aleatório, O Blogue da Divulgação Científica, Nuno Crato, jornal Expresso, 9 de Agosto 2009)
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
creative learning survey
Os objectivos deste Inquérito são fundamentalmente de duas ordens:
- Identificar temas/tópicos a desenvolver no âmbito das conferências;
- Perceber qual é o estado-da-arte quanto ao uso que as empresas e os particulares fazem da web.
Colabore. Participe no Inquérito.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
comentário
No site creativelearningconference.com fizemos um Inquérito Rápido no âmbito do qual obtivemos 71 respostas. Os resultados foram os seguintes:
- 80% dos inquiridos (57 votos) consideram que as empresas nacionais não exploram as potencialidades da web 2.0;
- 78% dos inquiridos (53 votos) afirmam saber o que é aprendizagem informal;
- 91% dos inquiridos (64 votos) consideram possível o desenvolvimento de competências pessoais utilizando a web.
Faça o seu comentário a estes resultados. Como os interpreta. Corresponderão à realidade do país que somos? são contraditórios?
Participe no debate.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Work In Progress.!
domingo, 2 de agosto de 2009
caso de estudo
Olivier Messiaen, (1908-1992) compositor, organista e ornitólogo francês, foi feito prisioneiro de guerra pelos nazis em 1940. Na prisão, devido à necessidade urgente de se fazer útil e evitar/adiar a morte, compôs uma peça para os únicos músicos/instrumentos existentes no cárcere: piano, violino, violoncelo e clarinete.
A peça foi composta propositadamente para os instrumentos disponíveis e em razoável estado de utilização, tendo igualmente em atenção as competências específicas dos músicos, também prisioneiros e companheiros de infortúnio que, por um feliz sortilégio, lá se encontravam .
No dia 15 de Janeiro de 1941 foi apresentada na prisão Stalag VIII-A (Gorlitz na Alemanha, hoje Zgorzelec na Polónia), perante os carcereiros e cerca de 400 outros prisioneiros, a peça de cerca de 50 minutos “Quatuor pour la fin du temps” (Quartet for the end of time / Quarteto pelo fim do tempo).
Hoje é considerada de forma absolutamente unânime uma das mais belas e sublimes composições da música denominada “clássica” (erudita) do século XX.
Com este exemplo pretendemos apenas contribuir para o debate com um outro tipo de abordagem eventualmente interessante para quem se interesse por matérias como a Criatividade e a Inovação.
sábado, 1 de agosto de 2009
citações
"O twiter não é mais do que a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até ao grunhido".
conceitos
Na reflexão que temos vindo a fazer no âmbito da organização do evento Creative Learning Innovation Marketplace, agendado para 15 e 16 de Outubro, verificámos a existência de alguma diversidade de opiniões quanto ao rigoroso significado de vários conceitos que, quando se “pensa” este tema, aparecem de forma recorrente.
Disponibilizamos aqui, e na nossa barra de favoritos, o documento “Terminology of European Education and Training Policy – A selection of 100 key Terms”, Cedefop, com o objectivo de facilitar a consulta dos termos para os quais possa haver duvidas e. assim, encontrar mais facilmente a definição exacta dos conceitos mais utilizados nesta área.
Não esqueça que alguns destes conceitos são vulgarmente utilizados na sua versão anglo-saxónica pelo que o seu uso tem vindo a ser adoptado de um modo generalizado pelos falantes destas temáticas.